Este curso visa desenvolver habilidades relacionadas à organização de uma secretaria escolar, incluindo procedimentos regulatórios e aplicação de tecnologias e métodos para o gerenciamento de documentos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – A SECRETARIA ESCOLAR E O PERFIL DO SECRETÁRIO
- Compreender a organização escolar como um todo, destacando o papel da secretaria escolar e sua importância como órgão estratégico no contexto geral da instituição.
- Reconhecer a importância dos serviços de secretaria escolar para o funcionamento das redes de ensino, classificando os vários tipos de serviços prestados para a escola e para a sociedade.
- Entender o perfil profissional e a profissão de secretário escolar, discernindo sobre sua importância para a gestão e a confiabilidade da documentação escolar, além de identificar oportunidades e perspectivas de crescimento na carreira profissional.
- Discernir sobre o perfil profissional e os principais conhecimentos e competências necessários ao trabalho como secretário escolar.
UNIDADE II – ESTRUTURA E SERVIÇOS DA SECRETARIA ESCOLAR
- Discernir sobre a arquitetura ideal para uma secretaria escolar, identificando as necessidades e requisitos mínimos dos espaços e mobiliários para o arquivamento e operação das transações de atendimento e trabalho interno do setor.
- Identificar os procedimentos e atribuições práticos do secretário escolar no dia a dia de uma instituição de ensino, identificando indicadores como frequência e prazos administrativos e legais de cada tipo de atividade.
- Atender de forma respeitosa, eficiente e dialógica os membros da comunidade escolar (sobretudo alunos e professores) e o público externo.
- Relacionar-se de forma respeitosa, eficiente e dialógica com os gestores imediatos na organização escolar, respondendo às necessidades demandadas pela diretoria e outros staffs superiores da organização.
UNIDADE III – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
- Conscientizar-se sobre a responsabilidade ética e legal dos procedimentos de produção de documentos escolares.
- Organizar a documentação escolar, aplicando técnicas de arquivismo e métodos de consulta rápida dos documentos.
- Produzir documentos oficiais e formais, de acordo com a legislação pertinente e as boas práticas de linguística e estética documentacional.
- Aplicar as tecnologias e ferramentas de documentação digital e suas aplicações na secretaria escolar, buscando amparo legal para a segurança jurídica da instituição.
UNIDADE IV – O REGULATÓRIO E A SECRETARIA ESCOLAR
- Identificar os principais meios e técnicas de acesso à legislação educacional.
- Entender a função da secretaria escolar dentro do contexto legal do sistema nacional de ensino, compreendendo a relação entre os níveis de poderes federal, estadual e municipal no que concerne à jurisdição normativa, fiscal e de licenciamento.
- Compreender o papel do Ministério da Educação no contexto dos procedimentos e documentação escolar no ensino superior.
- Entender o papel da Secretaria Estadual de Educação como órgão regulador direto da educação básica, compreendendo suas exigências documentais e de procedimentos no que concerne à secretaria escolar.
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