O objetivo desta disciplina é propiciar a geração de conhecimentos e habilidades acerca do design educacional, capacitando o aluno a compreender o processo de criação, desenvolvimento e implantação de conteúdos didáticos pedagógicos, aplicando tecnologias digitais e métodos ativos pertinentes.
Discernir sobre a diferença entre design educacional ou instrucional, abstraindo o conceito e entendendo os fundamentos desta área de conhecimento no campo da educação.
Aplicar o modelo ADDIE no projeto de design educacional voltado à aprendizagem.
Engendrar matrizes instrucionais para aplicação em projetos de design educacional.
Entender o papel do designer educacional no mercado editorial e nas instituições de ensino que produzem projetos pedagógicos, quer para educação a distância, quer para outras modalidades de ensino.
Aplicar as técnicas e métodos para elaboração de roteiros e storyboards para fins de criação de trilhas de aprendizagem digitais interativas, identificando e aplicando ferramentas de autoria apropriadas para cada caso.
Identificar ferramentas e aplicar processos e técnicas de construção de trilhas de aprendizagem baseadas em objetos multimídia.
Modelar trilhas de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), entendendo as tecnologias disponíveis para este fim, como protocolos LTI, QTI, Scorm, etc.
Projetar trilhas e atividades interativas para fins avaliativos, modelando os feedbacks de acordo com as melhores práticas de usabilidade para interfaces gráficas e multimídia.
Roteirizar conteúdos didáticos visando sua adequação para vídeos e podcasts, respeitando as melhores práticas de produção audiovisual.
Elaborar mapas conceituais, mapas mentais e outros tipos de objetos de aprendizagem baseados na metodologia do design thinking instrucional.
Transpor conteúdos didáticos para roteiros de design imersivo, como games e simuladores de realidade virtual, aplicativos de realidade aumentada e laboratórios em realidade mista.
Desenvolver projetos de objetos de aprendizagem baseados no storytelling, identificando ferramentas de autoria apropriadas para este fim.
Instalar e utilizar ferramentas de autoria para produção de vídeos e podcasts educacionais.
Aplicar ferramentas de autoria de trilhas interativas de aprendizagem, como Genially, Articulate Rise, entre outras.
Desenvolver trilhas de aprendizagem por meio de ferramentas de autoria de storytelling, como Powtoon, Animaker, etc.
Produzir games e atividades gamificadas utilizando ferramentas de autoria como o H5P.
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