Este componente curricular tem por objetivo introduzir o profissional à cultura digital para o mundo do trabalho, fornecendo-lhe conhecimentos básicos sobre as principais ferramentas de produtividade para o trabalho colaborativo em corporações que utilizam ambientes baseados nas tecnologias da Microsoft.
Entender a evolução digital da sociedade e a aceleração do teletrabalho em função da pandemia da COVID-19, discernindo sobre a importância de se adquirir uma nova cultura para o trabalho híbrido e em home-office.
Aplicar as técnicas e procedimentos do teletrabalho, compreendendo e superando suas dificuldades, além de aplicar os processos de organização e disciplina para o trabalho em home-office.
Identificar as principais plataformas de trabalho colaborativo, identificando suas principais funcionalidades, utilizando o MS-Teams como referência para essas funcionalidades.
Discernir sobre os aspectos éticos e legais do teletrabalho, avaliando os riscos tanto para o trabalhador quanto para a empresa contratante nas modalidades híbrida e de home-office.
Entender o universo dos processadores de texto e operar os recursos mais rudimentares do MS-Word, de modo a gerar documentos comuns no dia a dia do trabalho, como propostas e ofícios.
Compreender o princípio de funcionamento das planilhas eletrônicas, bem como sua serventia no dia a dia do mundo do trabalho, operando os recursos mais básicos do MS-Excel, de modo a criar pequenas listas com valores, subtotais e totalização final; além de orçamentos com cálculos em cascata.
Utilizar tabelas dinâmicas e gráficos para extrair informações relevantes do MS-Excel, visando à sua aplicação no gerenciamento de informações gerenciais.
Identificar as funcionalidades dos geradores de apresentações de slides, manipulando os recursos básicos do MS-PowerPoint de modo a gerar apresentações de apoio para reuniões.
Compartilhar arquivos e pastas na nuvem com o MS-OneDrive, entendendo o processo de sincronização de dados.
Utilizar os recursos básicos de comunicação e organização do trabalho oferecidos pelo MS-Outlook, operando seus módulos de gerenciamento de e-mails, agenda de compromissos e reuniões, contatos e tarefas.
Gerenciar o trabalho em equipe por meio do MS-Teams, criando equipes de trabalho, manipulando, compartilhando e sincronizando pastas e arquivos, além de utilizar a função de convite de reuniões por videoconferência.
Realizar reuniões por videoconferência, acessando arquivos de vídeo gerados a partir da gravação dessas reuniões no MS-Teams; baixar e compartilhar os vídeos gravados por meio do MS-Stream, visando à documentação de uma reunião e/ou a geração de tutoriais a partir dessas gravações.
Utilizar o MS-Planner para gerenciar as atividades de um projeto, aplicando as técnicas de manipulação e distribuição de cards.
Criar e organizar as tarefas do dia a dia com o MS-ToDo, integrando-o com os e-mails sinalizados no MS-Outlook e vice-versa.
Gerenciar as comunicações sociais e atualizações de informações não-oficiais com a rede social corporativa MS-Yammer.
Criar e gerenciar fluxos de trabalho com o MS-PowerAutomate, desenhando workflows (fluxo de processos) e aplicando inteligência artificial para identificar e automatizar tarefas repetitivas no dia a dia do trabalho.
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