O objetivo deste conteúdo é capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem os conceitos e técnicas da inteligência de mercado para identificar oportunidades de negócios.
Definir o conceito de inteligência de mercado, entendendo sua importância para as organizações.
Compreender os principais elementos da inteligência de mercado, como coleta, análise e interpretação de dados.
Identificar as fontes de informações utilizadas na inteligência de mercado.
Aplicar técnicas de coleta e organização de dados para fins de inteligência de mercado
Identificar os componentes do ambiente de negócios que impactam a identificação das oportunidades.
Analisar e mapear as tendências do mercado e as mudanças no ambiente que podem gerar oportunidades.
Aplicar ferramentas de análise, como a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), na avaliação do ambiente de negócios.
Interpretar os resultados da análise do ambiente de negócios e identificar possíveis oportunidades.
Definir e entender o conceito de segmentação de mercado e sua importância para identificar oportunidades de negócios.
Identificar e aplicar os critérios de segmentação de mercado, como demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais.
Utilizar técnicas de pesquisa de mercado para coletar dados sobre o público-alvo de um segmento de mercado.
Avaliar o potencial de cada segmento de mercado e identificar segmentos com maiores oportunidades de negócios.
Analisar a concorrência para identificar os concorrentes diretos e indiretos de um determinado mercado.
Definir o conceito de nicho de mercado e sua importância para encontrar oportunidades de negócios específicas.
Identificar nichos de mercado pouco explorados ou com demandas não atendidas.
Identificar e aplicar estratégias para atingir e aproveitar oportunidades em nichos de mercado identificados.
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